terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Significância númerica de pequeno porte.

Lá estava ela, com os olhos já vermelhos e marejados de lágrimas de tanto olhar pra tela do computador sem nem mesmo piscar. Atualizando a página sem parar. Cada clique era uma esperança renovada. Cada clique um desespero. Qualquer um que olhasse a julgaria louca, mas dentro dela ela sabia o significado que aquilo tinha, e olhares enviesados não a fariam parar.
998.
999.
Ela olhava os números passando ora lentamente ora rapidamente, sabia que em algum lugar do mundo um indivíduo seria o responsável por abrir a sua câmara de euforia. Novamente ela atualizou a página.
OH MEU DEUS. Lá estava ele, reluzente. O visitante número 1000 de seu blog.
Seu rosto antes rígido, relaxou e foi tomado por um enorme sorriso de satisfação.
Tanto tempo em 999, agora em 1000. Ela riu ao perceber que nesse momento passou para 1002.


Um visitante. Um número. Ela foi para escola primária onde trabalhava cheia de contentamento. Ao chegar perguntou as crianças, para elas, qual era o número mais significativo que existia.
Todos os rostos pequenos se enrugaram para se concentrar e pensar no maior número que conheciam. Uma menina esperta de mil. Um menino disse três trilhões. Todos o olharam espantado, aquele número era indecifrável para essas pequenas crianças. Para elas esse era o maior número do mundo. A professora foi para casa, pensando na resposta das crianças e riu consigo.
Para ela o número de maior expressão era o 1. O número um. O que dizer da diferença que um minuto de acréssimo faz em um jogo de futebol. Ou um segundo de diferença entre o vencedor e os perdedores faz em uma competição de natação. O número que mais muda vidas é o um.
Quando temos muitos, eles se misturam, se fundem e simplesmente se apagam. Quando temos apenas um, ele reluz, é o centro o mais importante, a esperança.

Até o número 999 ela tinha estado tensa a esperar por apenas mais um número. Apenas um. Como se esperar trezentos números não fosse de grande importancia. Os números em contexto são muito fracos, como se facilmente pudessemos alcansá-los. O número um sozinho, fica grandioso, e intimidador. Se torna o número mais significativo que existe.

2 comentários:

  1. Que isso...apenas um número faz TODA a diferença:
    como não passar de ano e outras coisinhas chatas que vemos todos os dias hehehehehe
    mas em apenas UM segundo...podemos passar da pessoa mais infeliz para a mais feliz possível
    Parabéns mana
    continue escrevendo assim xD

    ResponderExcluir
  2. Leandrinho Novais curtiu sua publicação. =D

    ResponderExcluir