quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Escritores

A campainha tocou me tirando do castelo maravilhoso que eu estava. Bem na hora que o mocinho chegaria e livraria a mocinha do sequestrador. Bem, como eu não tinha mesmo escolha, fui atender a porta.
- Quem seria?
- Censo!
Claro estava na época do censo e é comum que o agente do IBGE bata à nossa porta para fazer perguntas torcendo que nós tenhamos o bom-senso de responder verdadeiramente.
Abri a porta.
- Ah oi.
- Poderia fazer algumas perguntas a senhora?
Pensei na mocinha que continuava nas garras do sequestrador e não sairia de lá até que eu fosse salvá-la. Mas também passou pela minha cabeça que nós temos que fazer o que pudermos para ajudar nosso país a continuar crescendo então disse ao moço gordo, com macacão azul marinho desbotado, segurando um computador de mão para que fizesse as perguntas
- Nome?
- Elena Dias Conceição.
- Idade?
- 42 anos - muito bem escondidos atrás de tratamentos de pele que custavam uma fortuna mas ele não precisava saber disso.
- Profissão?
- Sou escritora.
Com isso eu atraí a atenção dele.
- Hum, que legal, minha filha é bibliotecária. A mais velha porque a mais nova está terminando seus estudos e a do meio está prestando vestibular, mas não se decidiu ainda, vê se pode... Então- ele deu uma olhada no meu nome- não conheço nenhum livro seu...senhora Elena...
- Na verdade nunca publiquei nenhum...
- E como a senhora pode se dizer escritora?


O resto da história vai ser uma narrativa sem falas, se não se importam.


Está no dicionário:
escritor: Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).
Em nenhum momento diz que escritor precisa publicar algo para virar escritor. Como uma taxa que se tenha que pagar para mudar de estrada. 
Escritor é aquele que escreve. Aquele que se doa para uma história e aquele que faz ela acontecer. O escritor é responsável por muitas vidas inventadas e cuida delas com o carinho que se cuida de uma criança, tomando conta para que ela evolua e seja bem aceita. Para que ela cresça, amadureça e dê bons frutos. O escritor é um ser que vive inúmeras vidas, que PODE viver inúmeras vidas. E é ele que dita o rumo destas, com rabiscar de lápis muda o sentido de toda uma civilização que só vive enquanto o livro está aberto. 
Publicar uma obra é consequência, antes disto, tem que escrever, e já nesta fase, torna-se um escritor. 


Bruna, muito prazer, escritora.  

2 comentários:

  1. INCRÍVEL. Sério cara, fez jus a todos os Escritores -leia-se "sim, SÃO escritores"- que se doam à vidas paralelas e se desdobram para viver e evoluir com elas, e quase nunca são reconhecidos, principalmente por gente como esse funcionário do IBGE.

    ResponderExcluir
  2. INCRÍVEL[2]
    Sério
    é MUITO tenso
    SEMPRE que o CENSO vem estamos fazendo algo importante :s

    ResponderExcluir