segunda-feira, 15 de novembro de 2010

minimizar

Outro dia estava olhando umas palavras no dicionario (não que eu fique olhando palavras aleatoriamente no dicionário, quero dizer, isso é coisa de maluco! E eu não sou maluca... Não mesmo! Não adianta me olhar com essa cara eu já disse que não sou maluca e pronto! ). Enfim, eu estava olhando palavras no dicionário e fiquei curiosa por uma palavra em especial:
'' minimizar: v. tr. : 1. reduzir ao mínimo / 2. tornar menor/ 3. diminuir importância. ''

Discordo! Totalmente discordo! Pense comigo, uma situação trágica:

Seu telefone toca, você atende e é seu vizinho Maurício, o cara superficial que pega onda com você e dá em cima da sua irmã sempre que pode. Quando você diz ''alô'' já se surpreende com o cara chorando rios e mais rios de lágrimas, pergunta o que aconteceu pra ele estar em tal estado de desespero. Ele dá a seguinte declaração: '' Sinto muito, foi num acidente de carro, estavam sua mãe e seu pai nos bancos da frente, a pancada foi forte... Nenhum deles resisitiu. ''
Pense: qualquer um que recebesse essa notícia se debulharia em lágrimas, culparia o motorista que bateu no carro de seus pais, culparia o sinal que abriu na hora errada, culparia o padeiro que demorou demais para trazer o pão, pondo seus pais na hora e lugar errado. Imagine que você tem um tamanho alto controle e resolve que vai ''minimizar'' a situação.
Você diz pro vizinho ( que mesmo sendo fútil comoveu-se demasiadamente com a situação) que depois resolve o que tem que resolver quanto a isso, mas que tem que voltar pra frente da TV porque o intervalo vai acabar e daqui a pouquinho os times já estarão em campo novamente.
Você iria ser um estúpido, grosseiro, insensível para sua vizinhança. Depois para o bairro. Depois no ambiente de trabalho, na cidade, no estado, no país, no MUNDO. Você ficaria conhecido como '' o cara de não chorou a morte dos pais''. Tudo porque você supostamente minimizou a situação...
Ai você seria convidado por aquele apresentador gordo e papudo para ir ao programa dele e ele ia te apresentar como '' o boçal que não tem sentimentos''.
Todo mundo no planeta saberia da morte de seus pais, e saberia mais ainda que você mininizou a situação a ponto de torná-la insignificante, deixando de lado um fato tão marcante que a coisa tomou proporções gigantescas.
Tudo porque você ''minimizou'' a situação.

Não peço que vocês maximizem as coisas, tornem-as grandes nem nada do gênero. Peço que vocês avaliem e simplesmente ajam na proporção correta.

Boa semana! :)

2 comentários:

  1. Ele minimizou a situação e agora maximizou,o mundo todo já sabe.Quem sabe se eu minimizar seu blog todo mundo saiba dele,e um tal de gordo papudo te chame no programa dele?

    ResponderExcluir
  2. Taí...concordo com o d cima
    tomara que o faustão t chame programa dele
    vo ri d+:]
    t amo maninha
    feliz férias
    aproveita por mim \^^/

    ResponderExcluir