segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fotografias

Dou a última conferida da lista de compras: pão, ovos, mel, iogurte, sabão em pó, carne moída e comida do gato. Tudo estava em ordem. Pensei em Celeste em casa aquecendo o feijão pra mim, as filas dos caixas estavam bem grandes. Como pode um estabelecimento querer prosperar sem investir em mais caixas para deixar o cliente satisfeito e reduzir o tempo de espera nas filas?
Escolhi um caixa que mais me convinha: poucos volumes em carrinhos comandados por homens. Homens em geral não gostam de esperar muito em filas, em mercados ou em qualquer lugar que não envolvam um copo gelado de cerveja, naturalmente eles tentam o máximo para se livrar logo do sacrifício (naturalmente imposto pelas esposas) facilitando o troco e jogando sem critério nenhum os mantimentos que estavam em seu carrinho na esteira do caixa. Era a fila com mais probabilidade de ser ágil, portanto. 
Como se tivesse posto o pé no acelerador, empurrei meu carrinho a toda força até praticamente encostar no tornozelo do rapaz na minha frente. Em minha corrida não percebi que tinha um oponente. UMA oponente na verdade. Uma moça já idosa chegou com o carrinho quase ao mesmo tempo que eu na fila bendita. As câmeras de segurança poderiam facilmente comprovar a minha vitória e um replay seria-me utilíssimo. A mulher não questionou meu posicionamento a sua frente. Eu porém, como bom cavalheiro ofereci meu lugar para ela, mesmo de má vontade e mesmo torcendo para que ela use o bom censo:
- Ah, claro obrigada. - ela já estava colocando seu carrinho em um lugar muito mais oportuno na fila quando me dei conta da situação. 
A mocinha ficaria a minha frente, no lugar que eu tanto lutara para conseguir. 
- Como é que é? A senhora aceita minha oferta de furar fila?
- Na verdade não qualificaria meu ato como furar fila, uma vez que o senhor mesmo ofereceu seu lugar para mim. Afinal, já tenho idade de ser preferencial- a velhinha sorriu e como se tivesse entendido meu comentário como uma brincadeira deu a volta por mim e, na minha frente, já começou a colocar seus litros de óleo, cenoura, leite e coentro na esteira.
Ora onde já se viu?! Nesse mundo tão carente de recursos e respeito ao próximo ainda há pessoas que aceitam o lugar na fila. Aproveitando-se de ser tratado com certo privilégio da idade avançada, se apoia nisso para passar a perna nos outros e atrasar a vida de pessoas de bem, que jamais fariam qualquer menção a violência ou ao desrespeito. Assim esse país não vai pra frente, tal como o mercado com falta de caixas. 


~Aliviada com o tempo na fila reduzido a mulher pensava para si mesma: Ainda bem que mesmo nesse mundo tão carente de recursos e respeito ao próximo, ainda há valores que não se dispersam, como ceder lugar na fila para uma velha senhora. São esses cidadãos que tem ainda uma cabeça boa e caráter indubitável que me garantem que esse país vai pra frente, tal como esse mercado, reduto de pessoas de bem.

Um comentário:

  1. Bruna, é o Nick, lembra de mim??
    To morrendo de saudades de ti!
    Precisamos nos ver!
    Ah, tem como você dar uma olhada no meu tumblr??
    Agradeço desde já!
    Beijão
    http://avidassistida.tumblr.com/

    ResponderExcluir