sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quases


                O “quase” é um desejo de causar ciúme. Querendo ser inteiro por orgulho e, ao mesmo tempo, ansiando ser vazio por pirraça. O quase é um gosto sem cor ou uma cor sem gosto, incompleta, mas que pode satisfazer aqueles menos exigentes, indecisos ou os indiferentes.
                O quase amor beira o desamor, mas tem a vontade de beijos intermináveis e é tão dolorido quanto o quase ódio que não é audacioso o suficiente para acontecer, a não ser no limiar das entranhas. Quase-querer-ser é não ser e ponto. Quase-querer-não-ser é estar na dúvida, titubeando, ponderando sobre a realização das expectativas que não estão nem ai para facilitar sua vida.
                Aposto que quem inventou o “quase” estava grávido em alma e, dessa forma, inconstante. No sexo, o quase é prejuízo prazeroso enquanto na morte o quase é um gozo doloroso.
                O “quase” nunca está no meio, ele sempre pesa para um lado. Mas qual o lado que ele vai pesar é uma variável, já que depende do dia. Estando sol, ele paira para um lado, chovendo para o outro. É uma questão de estática que só se pode entender estando na dúvida.
                Não há ambiguidade: o “quase” leva tranquilidade para o locutor e desequilíbrio para o interlocutor, que, sem saber o que esperar, desiste da certeza e escolhe o que mais lhe convém. Uma questão de liberdade oculta, um “você escolhe no que acreditar” dito indiretamente para não demonstrar a camaradagem entre os falantes. O quase sempre se realiza nunca e nunca se realiza sempre.

4 comentários:

  1. Incrível!
    Você não para de me surpreender.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bruna,quanto tempo não venho aqui comentar!Parece que eu perdi muita coisa deixando de acompanhar seu blog.Porém prometo que vou voltar,já que percebi que sua escrita está cada vez melhor! ;D BEIJÃÃÃÃÃO!

    ResponderExcluir
  3. esse texto é absolutamente genial, de todos o meu preferido! deu um tapa na cara, bruna. BEIJO, espero que você esteja bem! :)

    ResponderExcluir